Trending

She and Her Cat revisão

 

She and Her Cat  (não confundir com a série de mangá de mesmo nome A Man & His Cat )  começou a vida como um curta de anime de 5 minutos criado por Makoto Shinkai em 1999. O curta foi posteriormente expandido para um romance em 2013 por Naruki Nagakawa e se tornou um best-seller no Japão. Agora, esse mesmo livro finalmente chegou ao mercado inglês, onde espera cativar os amantes de gatos e os fãs de Shinkai. Tem sucesso? Vamos descobrir! 

Este livro é composto por quatro contos, todos os quais seguem um gato e seu dono que vivem nos arredores de Tóquio. Na primeira, conhecemos Chobi, um gato cujo dono o resgatou de uma caixa de papelão quando ainda era gatinho em um dia particularmente frio e chuvoso. Chobi ama sua dona mais do que tudo e cuida dela enquanto ela passa pelos altos e baixos de um relacionamento difícil, sempre lá para dar uma mão quando está particularmente chateada. 

A primeira história dá o tom perfeito para o resto do livro, onde encontramos mulheres de várias idades e origens e seus companheiros gatos que as apoiam, não importa o quê. Depois de Chobi, conhecemos Mimi, que é mais uma gatinha selvagem e um pouco surda. Ela mora perto de uma jovem que passa seus dias afastando-se da faculdade e pintando, sonhando com o dia em que poderá ganhar a vida com seu trabalho. Mimi adora observá-la e mesmo que a mulher não a tenha adotado como animal de estimação oficial, eles ainda compartilham um vínculo estreito. 

Inesperadamente, as histórias começam a se conectar à medida que avançam. Mimi conhece Chobi (e tem uma grande queda por ele), e seus donos também são conhecidos. A perspectiva alterna entre o gato e o dono, nos dando vislumbres de suas vidas e suas relações com os outros personagens das histórias. É gratificante vê-lo se desenrolar e acompanhar as conexões, que muitas vezes se relacionam de maneiras que você não esperaria. 

Os problemas que cada um de nosso elenco está passando também variam bastante. No terceiro conto, conhecemos a gata Cookie, que foi comprada na esperança de tirar a dona Aoi de sua concha depois que a morte de um ente querido a deixou incapaz de sair de casa. Esta história em particular reforça o quão importante ter um amigo peludo em nossas vidas pode fazer uma tremenda diferença para nossa saúde mental e bem-estar. 

O quarto e último capítulo da coleção segue uma viúva, seu cachorro Jon e o gato de rua Kuro. Este encerra perfeitamente o resto das histórias, já que Jon é conhecido por todos os gatos da vizinhança e lhes dá ajuda e conselhos para evitar brigas por território. Seu relacionamento com Kuro também é interessante, já que Kuro é bem mais velho do que qualquer um dos outros gatos que conhecemos ao longo do livro, então ele não é um jovem que precisa ser colocado em seu lugar como Mimi ou Chobi. 

Talvez o que eu mais gostei neste livro não tenha sido apenas as histórias individuais, mas como todas as cenas fluem juntas. O autor Naruki Nagakawa consegue fazer a transição entre humano e gato sem problemas, pegando um do outro perfeitamente e cada perspectiva acrescentando muito à do outro. Eu gostaria que tivéssemos passado um pouco mais com cada personagem como um todo, mas isso não impede que seja uma leitura encantadora. Também gosto disso, embora os gatos tenham uma visão um pouco mais irreal da vida e de como os humanos podem resolver seus problemas, o diálogo sempre parece relativamente fundamentado. Se você já teve ou passou muito tempo com um gato antes, certamente acreditará que as coisas que esses gatos pensam são verdadeiras e rirá disso. 



FONTE: ANIME NEW 78, AJUDE O NOSSO SITE COMPARTILHANDO OS NOSSOS CONTEUDOS.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem